Evento é Investimento!

 

Volta e meia sou requisitada para produzir eventos de sucesso e quase sempre a exigência é que o custo seja o menor possível.

Eventos são uma excelente ferramente de divulgação de produto e/ou serviço. Principalmente para quem está começando e precisa se tornar mais conhecido no mercado de trabalho. Porém, há de se entender que evento é investimento a longo prazo.

E para que o retorno desse investimento seja positivo algumas atitudes são fundamentais em sua organização.

Em primeiro  lugar, o profissional que vai ter seu trabalho/produto divulgado precisa ter antes de mais nada material suficiente que possa ser usado para atrair seu público alvo. Se já for conhecido pelo público, livros, reportagens, vídeos. Se estiver em início de carreira  precisa produzir tais materiais para que sejam divulgados. O público não gosta de surpresas. Prefere conhecer previamente o profissional e seu trabalho e assim ter a confiança de que o que será transmitido realmente interessará e trará os benefícios que almeja ao se inscrever no evento. Portanto, se quer ter público no seu evento, prepare-se antes, disponibilize em sua divulgação o maior número de informações possíveis. Dê uma pequena degustação do que poderá ser apresentado.

Há de se investir também em divulgação e para uma divulgação ter sucesso é importante além de haver um bom plano de mídia, usar diferentes tipos e não se prender a apenas um com o objetivo de reduzir custos. Evento precisa de visibilidade!

Tenha atenção com materiais gráficos para a divulgação! Tamanho de letra, gramatura de papel e cor são essenciais.

Não tem jeito! Para ter um evento de sucesso é necessário realmente um bom investimento financeiro. Economizar nesse caso é um risco e o barato pode sair caro no final. Portanto, tenha um  bom capital para investir no seu evento e procure por possíveis patrocinadores e apoiadores.

A parceria entre produtor e cliente é fundamental. O bom trabalho de um produtor de eventos depende da confiança e da boa interação entre as duas partes. É preciso que o cliente esteja sempre presente e a disposição para informações, autorizações e etc. Ao mesmo tempo dê autonomia. Confie no trabalho de seu produtor. Com certeza ele sabe o melhor caminho para que vc consiga o sucesso que almeja.

Por fim, devo ressaltar a frase já dita anteriormente de que evento é um investimento a longo prazo e acrescentar que evento também é imprevisto. Por mais que se esteja a frente do cronograma (por isso devem ser planejados com até 1 ano de antecedência) e por mais “perfeito” que esteja, imprevistos acontecem.

Por esta razão também, seu evento pode não dar o retorno esperado logo de cara, mas saiba que isso não significa um fracasso. É necessário estar sempre fazendo novas edições, criando oportuidades diferentes e o retorno virá através do aperfeiçoamento das experiências anteriores, da fidelidade do público que se inscreve e consequentemente da propaganda boca-a-boca que é a que mais funciona.

Não desista de seus eventos! Invista!

Deixe um comentário